Cultura, educação e tecnologias em debate

O ciclo proposto em parceria pela PUC-SP, NIC.br/Cetic.br e Sesc busca refletir sobre aspectos estratégicos na interface entre cultura, educação e tecnologias. Com base nos dados produzidos pelo Cetic.br, os encontros abordam temas relacionados ao atual cenário de apropriação das TIC no Brasil, tendo em vista o desenvolvimento de políticas culturais e educacionais.

    Fernando Almeida

    Fernando Almeida – É filósofo e pedagogo, com doutorado em Filosofia da Educação pela PUC-SP e pós-doutor na área de Tecnologias da Educação, pelo CNPq/CNRS, em Lyon-FR. Foi Secretário da Educação do município de São Paulo, Vice-reitor da PUC-SP. Atualmente é professor de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

    Danilo Santos de Miranda

    Gestor cultural brasileiro. Desde 1984, é diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado de São Paulo.
    É membro do conselho de entidades nacionais como a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), o Itaú Cultural, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a SP Escola de Teatro. Organizador de livros como “Ética e Cultura”, é reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho que realiza à frente do Sesc São Paulo. Sua abordagem se baseia na perspectiva de que a cultura deve ser entendida de forma ampliada, de forte sentido educativo, entrelaçando o mundo das artes e do espetáculo à memória, à aprendizagem e à convivência. Para ele, “cultura e educação são duas facetas de uma mesma realidade”.

    Alexandre Barbosa

    Gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, responsável por pesquisas estatísticas sobre acesso e uso das TIC em diferentes segmentos da sociedade brasileira. Doutor em Administração de Empresas pela FGV e mestre em Administração de Empresas pela Bradford University e em Ciência da Computação pela UFMG.

    Sergio Amadeu da Silveira

    Professor adjunto da Universidade Federal do ABC e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Autor dos livros: “Exclusão Digital: a miséria na era da informação” e “Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento”, ambos pela Ed. Fundação Perseu Abramo.

    Lucia Santaella

    Pesquisadora do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Foi professora convidada em várias universidades no exterior. Já levou à defesa 248 mestres e doutores. Publicou 46 livros e organizou 18, além da publicação de mais de 400 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

    Alípio Casali

    Alípio Casali – Professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação. Docente e pesquisador da pós-graduação em educação da PUC-SP. Pós-doutor pela Universidade de Paris. Doutor e mestre em educação pela PUC-SP e Graduado em filosofia.

    Lucia Dellagnelo

    Lucia Dellagnelo – Diretora presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB, é Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Harvard. Foi Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável em Santa Catarina onde criou o Cluster de Inovação na Educação. É fundadora e Presidente do Conselho do ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis. Atua como consultora de organizações nacionais e internacionais na área de educação e desenvolvimento territorial.

    Andrea Nogueira

    Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo – (CPF/Sesc)
    Doutora em Comunicação – (ECA/USP)

    Haroldo Torres

    Empreendedor, economista e demógrafo, com doutorado em ciências sociais. Prestou serviços para mais de 300 organizações em áreas como educação, business intelligence, microcrédito, avaliação de impacto, saúde e habitação. É co-fundador da Din4mo, empresa que apoia e investe em negócios com impacto social.

    Vicente Trevas

    Diretor Geral da Agência Sul-americana para a Cooperação e a Gestão Estratégia de Políticas Públicas . Secretario de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de São Paulo. (2013-2016); Consultor da Presidência da Caixa Econômica Federal (2008-2012); Assessor Especial para Assuntos Federativos do Ministro da Justiça (2007-2008): Secretario de Relações Federativas da Presidência da República (2003-2007). Coordenador brasileiro do Fórum de Governadores e Prefeitos do Mercosul. Secretario -executivo da rede Mercocidades (2016). É sociólogo e doutor e sociologia política.