Diálogos Impertinentes – FRONTEIRAS
Nesta edição da histórica série Diálogos Impertinentes, é discutido os mais diferentes tipos de fronteiras, as rígidas fronteiras territoriais, as fronteiras do pensamento, passando pelas fronteiras socioculturais.
As redes de comunicação têm cumprido com seu papel de romper as fronteiras ou tem ampliado os abismos sociais? A representação das divisões das culturas ainda é válida? A globalização é algo positivo?
Convidados:
Milton Almeida dos Santos Foi um importante geógrafo brasileiro, graduado em Direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Foi o único brasileiro e receber um “prêmio Nobel”, o Vautrin Lud, que é como um Nobel de Geografia. Outras de suas magistrais obras são: “Por uma outra Globalização” e “Território e Sociedade no Século XXI” .Falecido em 2001 em decorrência de um câncer.
Paulo Sérgio Pinheiro: Doutor em Ciência Política pela Universidade de Paris, França. Professor Titular de Ciência Política e pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Violência, da Universidade de São Paulo. Foi secretário de Estado de Direitos Humanos no governo Fernando Henrique Cardoso e integrou o grupo de trabalho nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que preparou o projeto de lei da Comissão Nacional da Verdade. Foi comissionado e relator dos Direitos da Criança da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Parceria: