Diálogos Impertinentes – A LIBERDADE
Gravado em: 27/08/1996
Devaneio, necessidade, perigo, delírio coletivo, atributo divino, condenação, pássaros são livres? Seu preço é a eterna vigilância ou a liberdade não tem preço? Acaba quando começa a do outro? O inferno são os outros… Deixe-me em paz! Já raiou no horizonte? Abre as asas sobre nós… É um estado de espírito. Deus me livre!
Convidados:
Cândido Mendes – filósofo, escritor e advogado, doutorado em Direito, com atividades docentes na PUC-RJ, FGV-RJ, IUPERJ, entre outras, e extensa atuação como professor visitante em universidades norte-americanas; foi membro da Comissão Pontifícia Justiça e Paz e seu secretário geral no Brasil, ocupa a cadeira 35 na Academia Brasileira de Letras. Foi presidente do Conselho Superior de Ciências Sociais da UNESCO e autor de inúmeros livros na área político/social.
Nicolau Sevcenko (São Vicente, 1952 — São Paulo, 13 de agosto de 2014): historiador, formou-se na USP, onde manteve o cargo de professor de história da cultura, além de membro do Center for Latin American Cultural Studies do King’s College da Universidade de Londres. Foi professor visitante também na Universidade de Georgetown (Washington DC), na Universidade de Illinois (Urbana-Champaign) e na Harvard University, nos Estados Unidos.
Apresentado pelo professor e filósofo Mário Sérgio Cortella